quarta-feira, 3 de abril de 2013

Minha Coleção

 

Olá amores, hoje é uma daquelas histórias enooormes, então pega um café e bora ler.

Não lembro se já comentei com vocês que adooooro cozinhar e comer mais ainda, dai vem a gordice da pessoa.

Não chego nem perto de ser uma cozinheira de forno e fogão, mas agrado direitinho. Tenho prazer em ir para cozinha preparar uma refeição (há quem diga que é coisa de Maria), fazer o que né, se me da prazer. Tenho lembranças das minhas primeiras revistas de culinária, foram da Maizena (recortava a parte de cima da caixa e trocava na banca de jornal), eu tinha dez anos.

DSC04118Claro que as tenho até hoje.

Em seguida recebia pelos correios calendários com receitas.

DSC04116Olha a data desses calendários

Esse foi meu primeiro livro de receitas, não recordo quem me deu (ganhei bem detonado), aprendi muita coisa nele.

DSC04124

O curioso é que quando solteira eu cozinhava o básico, casei  aos 21 anos sem ter feito nem um bolo. Lembro que nos primeiros meses de casada contei para uma colega de trabalho. Ela perguntou: como assim nunca fez um bolo? Eu respondi: mas faço uma gelatina… (rsrsrs). Então ela pegou um caderninho e escreveu ali uma receita de bolo comum e foi o meu primeiro (não tenho mais o caderninho, que pena). Passei a colecionar recortes de embalagens e rótulos  de alimentos com receitas e colava em agendas. via programas de tv (como aquele maravilhoso da Ofélia) e anotava as receitas.

DSC04123

Comprava jornais para guardar os selos que vinham e trocar por livros.

DSC04108

Tenho duas coleções com livros da Ofélia que também troquei (juntando selos de jornais).

DSC04109

Esse é ótimo, tem dicas e fotos maravilhosas.

DSC04107 

Fora os comprados na Avon.

DSC04110

Tem também aqueles que você escreve para tal empresa e eles mandam pelos correios, ou você está em um supermercado e compra tantos produtos e ganha em brinde (livros ou revistas).

DSC04120

Hoje em dia ainda recebo essas.

DSC04122

Tem mais ou menos uns seis anos que jurei a mim (pelo menos tentei) que não compraria mais nenhum livro ou revista de culinária, mesmo por que, hoje em dia é só procurar na internet que se acha tudo. Passei a anotar o site ou blog, com a data e o nome da receita, mas agora nem isso, salvo no computador.

Eu disse pra vocês que não mostrei nem um terço do que tenho? E mais, nunca fiz nem 1% dessas receitas. Alguém aí vai perguntar: Andréa, porque não se desfaz?  Não pergunta não, senão fico dimau, eles são uma parte da minha história. Não vendo, não dou e nem muito menos empresto (há uns quinze anos emprestei uma coleção inteira para uma colega de trabalho copiar, o tempo foi passando e a vida vai nos levando para outros caminhos, moral da história: perdi o contato com ela e também as revistas). Quer a receita? Eu anoto, imprimo, mas não empresto não.

Por que estou contando tudo isso para vocês? Primeiro foi uma forma de contar um pouquinho da minha história, segundo que há meses vejo nos blogs daszamigas um MARAVILHOSO livro de receitas, então a vontade começou a crescer e eis que essa semana não resisti.

DSC04099

 

Ele é lindo, tem uma lista de utensílios de cozinha, fala de temperos, de medidas… não tive tempo de ler as receitas ainda, só li por alto, mas prometo que assim que me encantar por alguma, faço e mostro aqui. Indico como um presente, se a pessoa gosta de cozinhar vai adorar, se não sabe, vai aprender. Depois de tudo isso, estou morta de fome, vou ali fazer o jantar.

Deixo claro que esse post não é um publieditorial, só falo das marcas e empresas, porque já usei todas e gostei. Não estou ganhando nada com isso.

Beijo grande e até a próxima!!!

Andréa Cabral

17 comentários:

  1. Olá querida Andréa, tbm tenho mts e mts livros e revistas de culinária, alguns que vc mostrou no post tbm tenho igual, já não tenho lugar aqui na minha casa para guardar tanto livro e revista e tds de culinária, rs. Fora os caderninhos de anotações, tenho vários! Já estive com esse livro da Dona Benta nas mãos por várias vezes mas não comprei, pq tenho uma coleção de outros livros da Dona Benta e mts receitas são bem parecidas para não dizer iguais, mas este livro é lindo e meus olhos brilham td vez que o vejo. Parabéns pela compra, ótima escolha! :))
    Bjssss
    viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Flor
    Que Saudade!!!
    Amei a sua Coleção

    Um Super Beijo e uma Linda Quinta-Feira
    Andrea

    ResponderExcluir
  3. Que bela coleção, hein Andrea...kkk...eu tb sou da linha que gosta de fazer e mais ainda de comer...pena que isso tem consequências nas balança...kkk...mas fazer o que podemos fazer escolhas e se é pra ser feliz eu como...kkkk

    bjs
    Edi
    meuladoarteiro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amiga ando dando uma geral nos meus artesanatos e por consequência nos livros, e como vc tenho muitos livros de artesanato e de receitas os de receita deixei na minha "casa de campo" pois lá não tenho internet,pois hoje não os uso mais quando quero alguma receita vou para o google e os livros de artesanato morro de dó de jogar ai fica num cantinho esperando a coragem de faze-lo pois hoje são inuteis com o advento da internet e também tenho muitas histórias para conseguir compra-los foi muito dificil alguns eu pagava por semana,kkkkkkkkk e o meu dona benta era da mãe da minha sogra e deu para ela quando ela casou e ela me deu quando eu casei e faria quase 40 anos do meu casamento se eu estivesse casada, tem mais de 100 anos eu acho viu, porque mina ex sogra morreu a 5 anos com 89 anos esta todo amarelinho fiz uma capa nova bem detonado ,mas esta ainda comigo,adorei a sua postagem me trouxe muitas recordações e até fiquei triste porque a nova geração não terá estas lembranças quando chegarem na nossa idade e são coisas que fazem parte da nossa história,nossa escrevi um livro,kkkkkkkkkkkk,bjssssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  5. oie amore...que linda a sua coleção, engraçado que lendo o seu post, me toque que não tenho nem um livro de receitas...kkkk...salve o Google...kkkkkkkk !!
    beijinhos e Fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  6. Andrea querida eu poderia assinar essa postagem junto contigo, kkkkk
    menina que coisa mais igual.....
    cheguei pensar que tinha algum tipo de problema, desses de gente que aculuma coisas, sabe???kkkkkkkk
    Eu ganhei um livro, Cozinha de Claudia, que tem mais de 4000 receitas, imagina 4000???? da pra ficar quase 10 anos cozinhando coisas diferente.kkkkkk
    gostei linda,
    um beijo

    Blog da Gullo

    ResponderExcluir
  7. Oi, Andrea,
    Quantas receitas, hein?
    Também tenho um monte de receitas, mas depois da minha mudança, não tenho encontrado as mais importantes,rsrs!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelo Carinho Minha Amiga Querida
    Fiquei Feliz demais com a sua visitinha

    Beijos e um Lindo Final de Semana
    Andrea

    ResponderExcluir
  9. Nossa, Andrea. Você tem uma coleção de livros e revistas antigos! Que legal!! Eu amo pegar os meus e ficar lendo e relendo! É um passatempo e tanto, né?!

    Sempre vejo esse Dona Benta no mercado/livraria/banca e sempre tenho a impressão de que não vou gostar muito... Gostei de saber sua opinião!

    Beijos

    Talita

    ResponderExcluir
  10. amiga do céu...ontem ganhei uma coleção do açúcar união de 1986 acredite...depois te mostro segundo chega seus mimos...espero que goste e alegre seu coração. E o livro da dona benta é realmente maravilhoso...curta bastante.
    beijocas,fique em paz.
    belo fim de semana.

    ResponderExcluir
  11. Que riqueza minha amiga, sou apaixonada por livros
    e revistas de culinária!

    Beijinhos, bom fds!

    ResponderExcluir
  12. ANDRÉA, são lindas as suas lembranças, sobretudo os primeiros livrinhos da maizena, aos 10 anos!!! Achei lindo demais!!! Vc não deve se desfazer jamais!!! Receitas são como poemas, a gente lê e fica sonhando... não precisa nem fazer!!! Amo ler uma receitinha, já fico feliz assim. Aqui em casa são chatos demais pra comer. Morro de vergonha qdo vou na casa de alguém, que faz coisas diferentes... caio de boca no prato!!! Por aqui é o trivial do trivial... affffff... passo fome... rsrsr ... fome de coisas boas!!!!
    AMEI SEU POST!!! DEVOREI CADA PALAVRINHAAAAAA!!!

    BIIIISSSSSSSSSSSSSS!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Andréa, obrigada pela visita, muito fofa sua coleção, esses livrinhos antigos são raridade hoje em dia.
    Eu não tenho nenhum livro de receitas, aprendi a cozinhar com minha mãe me ensinado e hoje quando quero uma receitinha corro na internet, mas admiro muito quem guarda essas lembranças.
    Bjus

    malu Campos.

    ResponderExcluir
  14. Andrea
    que linda coleção de livros e revistas.
    Já fui como você, minha coleção ia crescendo ate que marido disse, que ainda você copiar receita de tv e não fazer? Parei com tudo. continuo gordinha, mas minha coleção parou.
    Nunca tive um livro da Ofélia, sabia? e foi com ela que aprendi a cozinhar vendo os programas na tv.
    Sua paixão pelos livros me encanta, é isso mesmo, a gente coleciona o que ama. Parabéns.
    beijos e uma linda e abençoada semana para você
    Zizi

    ResponderExcluir
  15. eita lê L~e em Andréa, vc tem uma colção maravilhosa, principalmente as de Dna Benta e da Ofelia... eu não gosto muito de cozinha nao, mas para minha familia eu faço todo gostoso e caprichado, só não sei fazer aquelas decorações que ficam mais lindos ainda o prato, mas tb pra que se vamos comer hehe.
    Andrea...vc viu lá né começei fazer reeducação alimentar , não posso mais comer tudo a vontade , só um pouquinho mas eu adorei sua visitinha la na casinha, espero que vc siga meu controle de peso, é por que vou ir postando meu avança rs.

    bjinhus amor, uma semanan de paz!

    ResponderExcluir
  16. Que preciosa coleção você tem, nunca desfaça dela.
    Uma semana abençoada.
    Bjus. Rose.

    ResponderExcluir
  17. Olá Andréia
    Sua coleção é linda!
    Tenho várias receitinhas aqui que ganhei da minha mãe e comprei da Avon tbm., estou precisando organizá-las, vendo seu post me inspirei e vou pensar como deixá-las a mão aqui na cozinha.
    Pois por enquanto elas estão na gaveta e as vezes acabo esquecendo delas..rsrs

    bjs
    Paty

    ResponderExcluir

Que bom que você veio me visitar!